DestaqueNOTÍCIAS

Gestores de Cristino Castro e Corrente participam de palestras no Congresso das Cidades

O segundo dia do Congresso das Cidades do Piauí, que acontece em Teresina, foi marcado por importantes palestras e discussões de temáticas voltadas para a administração municipal.

Os prefeitos, secretários e políticos dos municípios de Cristino Castro e Corrente, participaram atentamente, ontem, de palestras com renomados profissionais nas áreas de gestão, planejamento e desenvolvimento social.

O ex-prefeito de Maringá-PR, Silvio Barros, veio contar ao Piauí, sua história de sucesso com o tema: Experiência de Sucesso na Gestão Municipal.

O Panorama dos Resíduos de Saúde nos Municípios, foi explanado por Odair Luis Segantine, coordenador da ABRELPE. Um assunto voltado especificamente para os secretários municipais de saúde.

Mário Lacerda, diretor do SEBRAE-PI, falou da Importância do Sebrae no Desenvolvimento Local.

O superintendente da CAIXA, Elisomar Nunes, palestrou para os secretários sobre a captação de recursos, com o tema: Soluções Caixa para os Municípios.

O evento que é organizado pelo SEBRAE e TV Cidade Verde com o apoio de outras entidades, termina hoje, com oficinas, exposições, encontro de negócios e palestras.

Um comentário sobre “Gestores de Cristino Castro e Corrente participam de palestras no Congresso das Cidades

  • Instrução, aprendizado e conhecimento: o pensamento crítico não deve ficar restrito à sala de aula, mas contemplar o universo compreendido pelo meio em que vive, pela comunidade da qual participa e, finalmente, pela sociedade de um modo mais amplo.
    Trata-se aqui de um conceito absolutamente pessoal, com liberdade geral e irrestrita, para o pleno exercício de criar uma ideia própria sobre o tema, seja ela critica ou não. O que importa é instigar a teoria que dormita em nossa memória de modo a pensarmos em como a utilizaríamos, na prática, aquilo que aprendemos.
    Certo é, que os debates entre teoria e prática são infindáveis. Os defensores da prática alegam que a teoria é pouco efetiva, uma vez que sua aplicação é sujeita a condições específicas e particulares. Por outro lado, aqueles que defendem a teoria alegam que os conceitos são as verdadeiras fontes do saber e do conhecimento. Nesse ponto sou ecumênico, concordo com as duas afirmativas.
    Os argumentos utilizados por quem defende o pragmatismo e os teóricos são fortes, consistentes, providos de lógica e amparados por vivências e valores pessoais, talvez por isso os posicionamentos se mostrem tão parciais e, por isso, conflitantes.
    Mas, em se tratando de gestão pública, o destino da teoria posta em prática é apenas um: O BEM COMUM!
    Em tratando-se do bem comum, é necessário que alguns ingredientes sejam realçados, pois já estão presentes na teoria e na prática, como valores pessoais, vivências, experiências. Por isso afirmamos que os posicionamentos de um e outro (defensores de teoria e prática) são parciais, pois cada um tem sua forma de aprender e colocar em ação o aprendizado (reflexão intelectual, diria).
    O que isso tem a ver com o tema? Talvez a resposta seja outra, pois deve ser pessoal. Mas penso que na gestão pública as coisas acontecem ou deveriam acontecer de forma natural, haja vista as ferramentas de que dispõem os gestores para colocar seu plano de governo em prática e vencer os desafios. Boa vontade e desejo de acertar contam muito. O aperfeiçoamento é um grande divisor de águas e pode ser definidor do futuro de uma administração, mas não pode começar errando, pois depois de começado, o difícil fica fácil.
    Entretanto, é extremamente necessário austeridade e zelo. Capacitar a equipe que compõe a administração é imprescindível, justamente para evitar-se os erros.
    Como disse, depois de começado, o difícil fica fácil, para o certo ou para o errado. Boa sorte aos nossos administradores.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?