Secretaria de Meio Ambiente de Parnaguá realiza ações para revitalização da lagoa
“Faremos o que for possível para dá vida novamente à nossa lagoa”
A Secretária de Meio Ambiente de Parnaguá está realizando a desobstrução do leito do rio Fundo, para facilitar o escoamento da água das chuvas para a lagoa de Parnaguá. Uma obra importante na tentativa de dá vida novamente a lagoa que está seca.
O assoreamento dos rios Paraim, rio Corrente e rio Fundo, são os principais fatores que levaram a lagoa a secar. Além disso, o desmatamento e o assoreamento de suas margens que foram invadidas por cercas e plantações de capim para a criação de gado.
De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Carlos Sobral, é preciso fazer um investimento maior, uma ação conjunta entre prefeitura e Governo do Estado para recuperar um dos maiores patrimônios hídricos do Piauí.
O prefeito de Parnaguá, Jondson Castro Fé (Alemão), disse que a lagoa sem água é uma preocupação de toda a região, especialmente da sociedade parnaguaense. “Faremos o que for possível para dá vida novamente à nossa lagoa. Ela é a nossa identidade! ”, afirmou.
No ano passado a prefeitura realizou mais de 17 quilômetros de limpeza do leito do rio Paraim e esse ano, está sendo feito a limpeza do canal do rio Fundo com as máquinas da prefeitura.
Sobral ainda destacou que é um trabalho cuidadoso, de muita responsabilidade respeitando as encostas, limpando apenas o leito, por onde escorre a água.
A previsão é que após esse trabalho concluído terá o aproveitamento de pelo menos 70% da água do rio Fundo, diretamente para lagoa. “Se tivermos boas chuvas, certamente teremos a lagoa cheia”, explicou o ambientalista.