Central das Eleições – Esquenta o processo pré-eleitoral no Extremo Sul do Piauí
CURRAIS
O dentista Raimundo Sobrinho foi o escolhido do grupo do prefeito Raimundo Santos, para ser o candidato “chapa branca”, para concorrer ao cargo de prefeito em 2020. O prefeito tinha quatro cartas na manga para puxar apenas uma. Mas como já era previsto ele decidiu por SOBRINHO.
CURRAIS 2
Com a escolha do SOBRINHO, o prefeito Raimundo Santos pode perder o apoio de seu irmão, vereador Alcides, que defendia o nome do seu filho, Anderson, como o candidato da prefeitura.
Com esta decisão além do irmão, o prefeito pode perder outras figuras importantes que podem levar o grupo a uma grande derrota nas urnas em 2020.
CORRENTE
O presidente da Câmara de Corrente, vereador Toni (PSDB), está sendo “namorado” por vários partidos.
O vereador já recebeu o convite do presidente do PP, Luís Augusto; do DEM, ex-prefeito Ribeiro; do PSD, Salmon Cavalcanti; do PTB, vereador Riva e do ex-candidato a prefeito, o petista Edilson Nogueira.
Considerando as novas regras eleitorais, Toni devem abandonar o ninho tucano, procurando um agasalho num partido com maior densidade eleitoral.
SANTA FILOMENA
Definido o nome do pré-candidatos da situação. O prefeito Carlos Braga vai para a reeleição.
Na oposição, tem os nomes de Pablo Avelino, ligado ao grupo do vice prefeito Américo Alencar e o do ex-prefeito Esdras Avelino.
Ainda serão passados numa peneira fina (pesquisa). Quem obter melhor resultado será o candidato de consenso, unindo a oposição.
SANTA FILOMENA 2
No momento o ex-prefeito Esdras Avelino desponta em relação aos outros. Até porque foi prefeito e ainda está na memória da população.
A oposição pode ganhar uma oxigenação com a entrada dos Republicanos e o do vice-prefeito do MDB.
SANTA FILOMENA 3
O prefeito Carlos Braga já teve um grande prejuízo. Perdeu os dois grupos, e o grupo do ex-prefeito Esdras, perdeu dois vereadores, o atual presidente da Câmara Antônio de Laura e José Luiz.
SEBASTIÃO BARROS
A oposição de até o momento conta com os nomes de Pablo Carvalho e o vereador Didi. Pablo já foi candidato na eleição passada e perdeu para o prefeito Onélio Carvalho que vai pra a reeleição.
CRISTALÂNDIA
Um grupo de cinco vereadores abandonaram o prefeito Ariano Messias e formaram a “Terceira Via”. Eles pretendem lançar um nome para concorrer a cadeira do executivo em 2020.
Se eles segurarem a palavra, sem dúvida, vai enfraquecer a candidatura de Ariano que vai para reeleição.
CRISTALÂNDIA 2
Por outro lado, a oposição liderada pelo ex-prefeito Moisés Lemos, fala da possibilidade da pré-candidatura do médico Moisés Filho, que tem suas raízes familiares fincada na localidade Barra do Catingueiro.
Se for confirmada a candidatura de Moisés filho, a cidade dos cristais poderá ter três concorrentes à cadeira principal da prefeitura.
BOM JESUS
O quadro político em Bom Jesus tende a se definir e, como na maioria das cidades brasileiras, provavelmente será polarizada entre o candidato da situação e oposição.
Pela situação, dois nomes estão colocados até o momento: Cledja Benvindo, atual vice-prefeita, e o professor Tetuca, já que o presidente da câmara, vereador Nestor Elvas, rompeu com o grupo do prefeito Marcos Elvas.
BOM JESUS 2
Pela oposição, considera-se como certa a candidatura do ex-prefeito Alcindo Piauilino, o que ainda está indefinido é o segundo nome na chapa. Aliados do ex-gestor sonham com uma composição com o vereador Nestor.
Por sua vez, o pré-candidato, Nestor Elvas, tenta viabilizar uma terceira via. Porém, caso não consiga, terá duas alternativas: retornar ao grupo de origem e a segunda seria compor com a oposição. Quem viver verá!
BOM JESUS 3
Importante dizer, que o grupo do deputado Fábio Novo, tendo em vista sua pré-candidatura à prefeito de Teresina, está afastado da disputa majoritária em Bom Jesus, concentrando-se na pré-candidatura do sobrinho Ramon Neto, ao legislativo municipal.
PALMEIRA DO PIAUÍ
Até o momento o engenheiro agrônomo Nonato Mendes está polarizado com o prefeito João da Cruz que vai para reeleição disputando seu quinto mandato.
Nonato Mendes se apresenta como a opção de mudança, para uma população que está cansada de reclamar do atraso no desenvolvimento do município.
A matéria sobre Bom Jesus, está completamente equivocada porque não reflete o momento politico, já que está condicionando situações ao Vereador Nestor Elvas, ao contrário do que diz a matéria o Vereador e Pré Candidato Nestor tem várias opções, já que hoje é sem dúvida o nome mais forte na sucessão municipal, segundo pesquisas recentes, não dependendo portanto de oposição ou situação para colocar seu nome a disposição do povo.