Bom Jesus – Quadrilhas realizam grande espetáculo na Arena Junina
Os grupos traduziram a essência da cultura nordestina
Israel Guerra –
Um grande espetáculo! Assim podemos definir a noite de ontem do Festival de Quadrilhas Juninas em Bom Jesus-PI, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
As apresentações das quadrilhas tradicionais levaram o público à loucura na Arena Junina, montada na praça da Catedral, no centro da cidade.
A Quadrilha Asa Branca de Currais-PI, encenou o sentimento místico do nordestino. A fé do sertanejo a São João, Santo Antônio e Padre Cícero de Juazeiro foi encenada com muita energia e entusiasmo pelos figurantes.
A Progresso encantou com suas cores vivas e um ritmo acelerado do tradicional forró nordestino. A alegria dos forrozeiros e a coreografia perfeita encantaram o público presente.
A tradicional Gurguéia criou um clima de suspense com o tema “Fé, Esperança e Amor”. Virtudes bem vivas em qualquer cidadão nordestino. A seca, a pobreza, a chuva, o retirante e o cangaço foram lembrados. O grupo traduziu através da bela coreografia a essência da cultura nordestina.
A Lumiar do Sertão da cidade de Santa Luz, encerrou o espetáculo com suas roupas matizadas de marrom, que lembram bem a terra seca do sertão nordestino; as adversidades enfrentadas pelo “matuto sertanejo”.
A garra, a criatividade e a sincronia dos passos dos foliões da Lumiar arrancaram palmas e elogios de todo o público com sua apresentação encantadora.
Bom Jesus está em festa. A alegria continua sendo a principal marca da cidade com a realização do maior festival junino do Vale do Gurguéia.
A noite de hoje tem mais atrações. Vamos ao arraiá!