Flor de Castro é a grande campeã do festival Junino em Bom Jesus
Israel Guerra –
Com um misto de dança e teatro, com um figurino impecável e cenários majestosos a estilizada Flor de Castro, foi a grande campeã do Festival Junino de Bom Jesus.
Com o tema “Mulher”, a Flor de Castro, do município de Cristino Castro, arrancou aplausos do público do início ao final da apresentação. A cada momento, 48 atores traziam uma surpresa no espetáculo teatral.
A Mulher foi a grande homenageada da noite. Desde o romantismo do cantor Roberto Carlos à Santíssima Maria, mãe de Jesus.
Maria Bonita, a mulher de Lampião, que representa a bravura e a beleza da mulher nordestina foi lembrada nos passos ritmados do xaxado e pelas carabinas dos cabras do cangaço.
Ao final lembrou as vítimas da rodovia BR 135, com dez cruzes brancas.
A Junina Gurguéia, da cidade de Bom Jesus, encantou com o brilho da tradição do Vale do Gurguéia. “Fé, Esperança e Amor” foi o tema que levou a mais tradicional ao segundo lugar.
O grande momento foi a homenagem à cidade de Bom Jesus, capital do agronegócio do Piauí, com entonação do hino da cidade. Emocionado, o público fez um só coro.
A Quadrilha Lumiar da Lua, cantou e encantou “A Saga do Vaqueiro e o Amor pelo Sertão.
Com este tema garantiu o terceiro lugar, homenageando com muita maestria os maiores ícones da cultura da região nordeste: O vaqueiro e a vaquejada.
A vida do sertanejo, a sua labuta diária com o gado, a seca, a chuva, a plantações de milho e feijão, o mandacaru e a asa branca foram mostrados, como em peças teatrais, através das músicas e lindas coreografias.
A Lumiar colocou definitivamente, a cidade de Santa Luz no cenário cultural sul piauiense.
Encerrada ontem a grande festa da cultura popular brasileira com todas as cores da tradição. O evento marcou o resgate da folia junina em Bom Jesus. A organização foi da Secretaria Municipal de Cultura com o talento e a dedicação do povo bonjesuense.
o