BrasilDestaqueNOTÍCIASPOLÍTICA

Nunes Marques assume vice-presidência do TSE hoje (03) e pode comandar eleições de 2026

A ministra Cármen Lúcia tomará posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (3), a partir das 19h, em sessão solene realizada no plenário da Corte, em Brasília.

Na mesma ocasião, o ministro piauiense Kássio Nunes Marques será empossado vice-presidente da Casa. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Municipais de 2024. Como o mandato do TSE pode durar apenas um biênio, Nunes Marques pode assumir a presidência da Casa para as eleições de 2026.

A eleição da ministra Cármen Lúcia e do ministro Nunes Marques para este biênio ocorreu no dia 7 de maio, durante sessão plenária do TSE. A cerimônia deve contar com a presença de convidados e autoridades dos Três Poderes da República e poderá ser acompanhada pelos profissionais de imprensa que se credenciaram previamente.

O TSE é composto de, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade – indicados pelo presidente da República.

Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. Atualmente, a Corte Eleitoral é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes. No Regimento Interno do TSE, é possível encontrar mais detalhes sobre a composição do Tribunal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?