1º Encontro das Cidades reúne prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de várias cidades.
O 1º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as Políticas Públicas movimentou o município de Corrente. O evento, aconteceu ontem (18), na Câmara Municipal e reuniu prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de várias cidades.
“Estamos aqui reunidos para discutir políticas públicas para a nossa região. Precisamos ser objetivos e eficientes na definição de estratégias que possam ser colocadas em prática, contribuindo para o avanço das cidades localizadas no extremo sul do Estado”, disse o prefeito de Corrente, Gladson Murilo Ribeiro, durante a abertura do encontro.
Como parte da programação do evento, aconteceu a palestra “Sebrae – Parceiro dos Prefeitos, sendo ministrada pelo analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Maurílio Quaresma.
“Nossas ações de políticas públicas são focadas em quatro eixos principais: Agentes de Desenvolvimento, Sala do Empreendedor, Redesimples e Compras Governamentais. São estratégias voltadas para a criação de um ambiente mais favorável para os pequenos negócios, empreendimentos que podem fazer a diferença para o incremento da economia nos municípios”, explicou Quaresma.
Durante o encontro, ocorreram ainda as palestras Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e Selo SIM: Estratégia de Acesso da Agricultura Familiar aos Mercados Formais, as quais foram ministradas pelas consultoras do Sebrae no Piauí, Débora Oliveira e Elza Soares, respectivamente.
“Parte dos recursos federais destinados à alimentação escolar devem ser empregados na aquisição de gêneros oriundos da agricultura familiar. O nosso trabalho é justamente sensibilizar os gestores para que cumpram o que determina a lei, além de instrumentalizar os pequenos produtores, tornando-os aptos a ingressar no mercado das compras públicas”, destacou a consultora Débora Oliveira em sua palestra.
Já a consultora Elza Soares focou a sua explanação em um dos requisitos principais para que os pequenos produtores estejam legais e prontos para vender produtos de origem animal para o poder público, que é o Selo de Inspeção Municipal, SIM.
Na ocasião, aconteceu também palestras com o advogado tributarista, Valmir Falcão; com os prefeitos de Riacho Frio, Adalberto Mascarenhas; Presidente da Câmara de Corrente; Raimundo Augusto, de Bom Jesus, Marcos Elvas; e de Gilbués, Leo Matos.
“Esse encontro é de grande importância para a região, principalmente porque temos aqui um parceiro de peso, que é o Sebrae, que nos dá todo o suporte necessário para que possamos avançar em ações de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios”, declarou o prefeito de Riacho Frio, Adalberto Mascarenhas, que também é presidente da Associação de Municípios do Extremo Sul do Piauí, AMES, que envolve 23 municípios.
Ainda segundo Betin, como é mais conhecido o prefeito e presidente da AMES, os empreendedores precisam se adequar às exigências dos processos de compras governamentais para que a renda passe a circular dentro dos municípios. “O Sebrae tem sido um agente disseminador de boas práticas de gestão, nos dando total apoio no sentido de avançar na formalização desses empreendimentos. Com certeza, conseguiremos avançar ainda mais rumo ao desenvolvimento local”, completou.
O Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as Políticas Públicas é uma realização da AMES em parceria com o Sebrae no Piauí e a Câmara Municipal de Corrente.