Batalhão de Bom Jesus divulga números da violência na microrregião
Por Israel Guerra
O relatório feito pelo 19º Comando de Polícia Militar apresenta os números da criminalidade do ano de 2017 na microrregião de Bom Jesus-PI.
São dez os municípios sob a responsabilidade do 19º Batalhão, onde foram levantados os números: Bom Jesus, Cristino Castro, Redenção do Gurguéia, Currais, Santa Luz, Palmeira do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Colônia do Gurguéia, Elizeu Martins e Manoel Emídio.
Abaixo, você pode conferir as estatísticas destes municípios em relação a diferentes tipos de crimes: homicídios, roubo de veículos, roubos em residências, estupros, tráfico de drogas, entre outros delitos.
Entre os crimes com maiores incidências está o de apreensão de veiculos com 141 ocorrências; seguido de violência doméstica com 92; e furto/roubo a transeunte somam 90. Lesão corporal 40, roubo/furto a comércio e residência 32; roubo/furto de veiculos 24; porte ilegal de arma 12 ocorrências.
Quanto a apreensão de drogas a maior parte recolhida das ruas é de maconha com 35 kg, seguida do crack com 29 e cocaina, 18.
Confira outros tipos crimes
Apreeensão de arma de fogo longa e curta-17; disparo de arma de fogo-7; homicídio doloso-5; estupro-3; seuqestro e cárcere privado-2; encontro de cadáver-2; suicídio-2 e furto a Correios-1.
Os assassinatos, tráfico de drogas e crimes de violência doméstica atingem, principalmente, as regiões das cidades mais carentes e com menos estrutura. Já os crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) se concentram nas regiões centrais e em bairros mais nobres.
Toda a sociedade paga pela violência. Seja com a vida ou com perdas patrimoniais. Impacta em perda de empregos, no medo paralisante, as pessoas deixam de frequentar alguns locais e a economia das cidades, como consequência, paralisam em alguns aspectos.