DestaqueGeralNOTÍCIAS

Projeto busca caminhos para a sustentabilidade na Caatinga e Cerrado

Com uma abordagem inovadora e participativa, o projeto NEXUS do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) busca propor estratégias que viabilizem a transição para um futuro sustentável nos biomas Cerrado e Caatinga. O foco da pesquisa, iniciada em outubro de 2018, é a elaboração de cenários e indicadores que reconciliem as dimensões econômicas, sociais e ambientais – os três pilares da sustentabilidade – na produção agrícola, energética e no uso de recursos naturais.

Liderado pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE, com apoio da Fapesp, o NEXUS integrará métodos qualitativos e quantitativos das ciências naturais e sociais em múltiplas escalas. O projeto está organizado por etapas, que trabalharão transversalmente no desenvolvimento da pesquisa.

A Etapa 1 consiste na produção de indicadores sobre as dimensões social, econômica, institucional e ambiental da área de estudo, visando à construção de índices de sustentabilidade que reflitam a situação atual (passado e presente) em alinhamento com as demandas nacionais.

A Etapa 2 abordará o futuro da área de estudo, em um processo participativo de construção de cenários qualitativos e quantitativos. Para isso, serão geradas projeções espacialmente explícitas de mudanças de uso da terra, do clima regional e seus impactos.

Por fim, a Etapa 3 englobará atividades de síntese entre as escalas, assim como de análise de mecanismos de transformação social, visando apresentar caminhos que levem à transição para a sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?