Cidades do Piauí buscam integração com municípios da Bahia
Após o manifesto que reuniu mais de 1500 pessoas interditando a BA-351, em Santa Rita de Cássia-BA, na manhã desta terça-feira (29), os prefeitos de Buritirama, Judisnei Alves de Souza (Dedê Alves), de Santa Rita de Cássia, Romualdo Setúbal e o de Avelino Lopes (PI), Dióstenes José Alves, discutiram em Santa Rita, estratégias para agilizar a pavimentação asfáltica da BA-351. A obra é fundamental para a integração do Extremo Sul do Piaui e Oeste da Bahia.
Além dos prefeitos, vereadores e representantes dos municípios envolvidos também fizeram suas colocações, todas voltadas para dar agilidade ao processo de pavimentação da rodovia. O vereador Nairoldo de Buritirama sugeriu buscar a participação dos políticos, “os deputados federais têm uma verba impositiva e se cada um deles destinar, pelo menos dois milhões para o orçamento de 2018, a pavimentação fica mais próxima da realidade”.
O prefeito de Buritirama, Dedê Alves, argumentou que o asfaltamento da BA irá beneficiar mais de 100 mil pessoas, “juntando as cidades do Oeste da Bahia e Extremo Sul do Piauí, mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas, podendo escoar com maior facilidade os produtos da agricultura familiar”.
O prefeito de Santa Rita de Cássia, Romualdo Setúbal, acredita que este seja o momento certo para o movimento ganhar dimensão, “além dos prefeitos do Oeste da Bahia, temos aqui o prefeito de Avelino Lopes do Piauí que comunga conosco deste desejo de vermos esta estrada pavimentada, e isso nos dá força para continuarmos esta luta”.
No próximo dia 22 de setembro, acontecerá em Avelino Lopes (PI), que faz divisa com Buritirama (BA), o “Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as políticas públicas”, nesta ocasião os políticos do estado vizinho estarão reunidos e os prefeitos do Oeste da Bahia irão participar, colocando em pauta a BA-351, que poderá ser transformada no encurtamento da BR-020, interligando o Ceará à capital federal, Brasília, em um percurso menor, incrementando o desenvolvimento da região.
O prefeito de Avelino Lopes (PI), Dióstenes “Boi na Brasa”, ressalta que “nós gestores estamos na obrigação de ir até Brasília, até os governos dos estados e fazermos esta estrada que é vital para o desenvolvimento da região. Esta estrada será de muita valia para o desenvolvimento do Norte e Nordeste, não só da região, pois todos os que vem do Pará no entroncamento de Picos-Piauí, terão mais condições de irem para o centro do país”.
Por Osmar Ribeiro