Quadrilhas exibem espetáculos teatrais no São João do Vale do Gurguéia
Por Israel Guerra
Junina Lumiar da Lua de Santa Luz vence o Festival Junino em Bom Jesus
A quadrilha Lumiar da Lua da cidade de Santa Luz-PI, é a campeã do Festival Junino do Vale do Gurguéia realizado em Bom Jesus-PI.
A Lumiar apresentou para um público de mais de 4 mil pessoas uma mistura de dança junina, teatro, religião e literatura nordestina.
Os atores com seus figurinos típicos do clássico literário do escritor paraibano Ariano Suassuna, comunicavam com a plateia com muito estilo através da fala, da dramatização e dos movimentos ritmados numa coreografia impecável. Os personagens João Grilo, Chicó, o cangaceiro Severino, o Diabo, e A Compadecida deram originalidade na narração da peça teatral.
Exibiram o cangaço com figurinos e os apetrechos do bando de Lampião. Na presença do padre, realizaram o tradicional casamento na igrejinha. Por fim, homenagearam a rainha do grupo Cecília Rego e fizeram um resgate da quadrilha tradicional, exibindo o chapéu de palha do sertanejo e a dança do beiju. Eles ainda cantaram o tema da agremiação: “Num sei, só sei que foi assim”.
A Junina Gurguéia, de Bom Jesus, vice-campeã, encenou a Parábola do Filho Pródigo (Lucas:15:11-32), que diz que o filho pediu ao seu pai sua parte da herança e foi embora para “curtir a vida”. O jovem gastou tudo em seus prazeres e acabou na pobreza. Arrependido, decidiu voltar para casa, pedir perdão ao pai que o recebeu com festa. Uma narrativa bíblica que arrancou aplausos das arquibancadas.
A terceira colocada, Junina Asa Branca, do município de Currais-PI, lembrou as disputas de poder na região Nordeste entre as famílias, na época do coronelismo (1930). A disputa pelas festas juninas acabou transformando em rivalidade familiar. A figura do coronel mandatário foi bem contextualizada. O rei do baião, Luis Gonzaga, foi homenageado pelo grupo de Currais.
A Junina Flor de Castro, da cidade de Cristino Castro, falou de magia e esperança. Com muita criatividade, cores e glamour falou do amor, da felicidade e valorização da vida. “Para a gente ser feliz tem que mergulhar no mundo de fantasia de uma criança”, cantaram acompanhados pela multidão emocionada.
O Festival Junino de Bom Jesus é uma realização da Prefeitura de Bom Jesus , organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Confira imagens do Festival Junino.